Cursos Proinfo Integrado

Resumo dos cursos do Proinfo Integrado

 Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
O que é?
O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

A concepção de formação do ProInfo Integrado tem como base as noções de subjetividade - isto é, o protagonismo do aluno e do professor na ação pedagógica - e de epistemologia da prática, ou seja, o conjunto de saberes utilizados pelos profissionais da educação em seu espaço de trabalho cotidiano, para o desempenho de todas as suas tarefas.

Curso 1: Introdução à Educação Digital

Um aspecto novo a ser considerado nessa reedição do Curso de Introdução à Educação Digital é que agora estaremos trabalhando com um novo formato de integração, o ePub – um arquivo em formato de livro digital –, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem e-ProInfo que também disponibilizará todo o material do curso. Diferentemente das edições anteriores, em que trabalhávamos com materiais impressos, CD e o ambiente de aprendizagem virtual e-ProInfo.
Destacamos que o foco deste curso não é a operação e o uso do computador, embora reconheçamos isso como necessário. Dessa forma, buscamos estimular que professores e gestores escolares reflitam sobre o papel da escola no contexto tecnológico da sociedade do conhecimento, enfatizando a necessidade de cada um empreender um esforço sistemático de clarificar o porquê e para quê utilizar a tecnologia na sua prática profissional.
Este curso tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e da sua prática pedagógica. São objetivos específicos, deste curso, promover capacidades e habilidades relativas a:
·         Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica, na vida privada e em sociedade
·         Analisar o papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem;
·         Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores.
Carga horária: 60 horas em modo semi-presencial (20 h presenciais + 40 h a distância)

Curso 2: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

O Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs se desenvolve com base na articulação entre, por um lado, a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola, dos cursistas e dos formadores, bem como a reflexão sobre a prática; e, por outro, as contribuições das tecnologias para o desenvolvimento do currículo nas distintas áreas de conhecimento.
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do ProInfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
·         „„ compreender o potencial pedagógico de recursos das TICs no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
·         „ planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
·         utilizar as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
Carga horária: 60 horas em modo semi-presencial (20 h presenciais + 40 h a distância)

Curso 3: Elaboração de projetos

O Curso tem como objetivo propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. A estrutura curricular do curso de 40h, com duração de oito semanas, apresenta-se constituída em três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias –, que se integram com a prática pedagógica durante a realização das atividades propostas ao longo do curso.
Carga horária: 40 horas em modo semi-presencial (20 h presenciais + 20 h a distância)

Curso 4: Redes de aprendizagem

O curso “Redes de Aprendizagem” foi lançado na perspectiva de dar continuidade aos estudos. Portanto, consideramos o curso “Introdução à Educação Digital” como pré-requisito essencial e os cursos “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC” e “Projetos de Aprendizagem” como desejáveis para o bom aproveitamento deste curso.
A maturidade construída nos cursos anteriores é a base para reflexões mais amplas acerca do papel da escola e dos professores frente à cultura digital, nesta sociedade altamente tecnificada. As atividades práticas também envolvem cenários mais desafiadores como estruturação de políticas na escola e articulação comunitária para uso crítico das tecnologias.
O curso tem o objetivo de preparar os professores para compreenderem o papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias sociais no ensino.
O curso Redes de Aprendizagem tem como objetivos gerais:
·         Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada.
·         Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
·         Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

Carga horária: 40 horas em modo semi-presencial (20 h presenciais + 20 h a distância)

Nenhum comentário: