Resumo dos
cursos do Proinfo Integrado
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
O que é?
O ProInfo Integrado
é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado
à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de
conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor,
pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de
Objetos Educacionais.
A concepção de
formação do ProInfo Integrado tem como base as noções de subjetividade - isto
é, o protagonismo do aluno e do professor na ação pedagógica - e de
epistemologia da prática, ou seja, o conjunto de saberes utilizados pelos
profissionais da educação em seu espaço de trabalho cotidiano, para o
desempenho de todas as suas tarefas.
Curso 1: Introdução à Educação Digital
Um aspecto novo a
ser considerado nessa reedição do Curso de Introdução à Educação Digital é que
agora estaremos trabalhando com um novo formato de integração, o ePub – um
arquivo em formato de livro digital –, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem
e-ProInfo que também disponibilizará todo o material do curso. Diferentemente
das edições anteriores, em que trabalhávamos com materiais impressos, CD e o
ambiente de aprendizagem virtual e-ProInfo.
Destacamos que o
foco deste curso não é a operação e o uso do computador, embora reconheçamos
isso como necessário. Dessa forma, buscamos estimular que professores e
gestores escolares reflitam sobre o papel da escola no contexto tecnológico da
sociedade do conhecimento, enfatizando a necessidade de cada um empreender um
esforço sistemático de clarificar o porquê e para quê utilizar a tecnologia na
sua prática profissional.
Este curso tem como
objetivo geral contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação,
buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos
recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux
Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o
impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da
sociedade e da sua prática pedagógica. São objetivos específicos, deste curso,
promover capacidades e habilidades relativas a:
·
Conceituar
tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial
e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica, na vida privada e em
sociedade
·
Analisar
o papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e
aprendizagem;
·
Adquirir
competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores.
Carga horária: 60 horas em modo semi-presencial (20 h presenciais + 40 h
a distância)
Curso 2: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com
as TIC
O Curso Tecnologias
na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs se desenvolve com base na
articulação entre, por um lado, a prática pedagógica com o uso de tecnologias,
a realidade da escola, dos cursistas e dos formadores, bem como a reflexão
sobre a prática; e, por outro, as contribuições das tecnologias para o
desenvolvimento do currículo nas distintas áreas de conhecimento.
Na perspectiva dos
objetivos gerais e específicos do ProInfo Integrado, o Curso Tecnologias na
Educação: ensinando e aprendendo com as TICs visa oferecer subsídios
teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares
possam:
·
compreender o potencial pedagógico de recursos das TICs no ensino e na
aprendizagem em suas escolas;
·
planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos
disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à
construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que
resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e habilidades esperados
em cada série;
·
utilizar
as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a
aprendizagem dos alunos.
Carga horária: 60 horas em modo semi-presencial (20 h presenciais + 40 h
a distância)
Curso 3: Elaboração de projetos
O Curso tem como
objetivo propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de
escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas
especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas
pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao
currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na
escola. A estrutura curricular do curso de 40h, com duração de oito semanas, apresenta-se constituída em três
eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias –, que se integram com a
prática pedagógica durante a realização
das atividades propostas ao longo do curso.
Carga horária: 40 horas em modo semi-presencial (20 h presenciais + 20 h
a distância)
Curso 4: Redes de aprendizagem
O curso “Redes de Aprendizagem” foi lançado na perspectiva de dar continuidade
aos estudos. Portanto, consideramos o curso “Introdução à Educação Digital”
como pré-requisito essencial e os cursos “Tecnologias na Educação: Ensinando e
Aprendendo com as TIC” e “Projetos de Aprendizagem” como desejáveis para o bom
aproveitamento deste curso.
A maturidade construída nos cursos anteriores é a base para reflexões
mais amplas acerca do papel da escola e dos professores frente à cultura
digital, nesta sociedade altamente tecnificada. As atividades práticas também
envolvem cenários mais desafiadores como estruturação de políticas na escola e
articulação comunitária para uso crítico das tecnologias.
O
curso tem o objetivo de preparar os professores para compreenderem o papel da
escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas
mídias sociais no ensino.
O curso Redes de Aprendizagem tem como objetivos gerais:
·
Promover a análise do papel da escola e dos
professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada.
·
Compreender como as novas mídias sociais
diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças
afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com
a escola.
·
Compreender o potencial educativo das mídias
sociais digitais.
Carga horária: 40 horas em modo semi-presencial (20 h presenciais + 20 h
a distância)
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